8 Dicas para a hora de comprar seu seminovo

Sempre que você for comprar algum produto, e ainda mais quando este envolve um investimento maior, precisa se preocupar com vários detalhes, para que no final da história, você consiga sair satisfeito com o que adquiriu e tenha confiança de que ele não te trará problemas inesperados.

27/06/2017

8 Dicas para a hora de comprar seu seminovo

8 Dicas para a hora de comprar seu seminovo

Sempre que você for comprar algum produto, e ainda mais quando este envolve um investimento maior, precisa se preocupar com vários detalhes, para que no final da história, você consiga sair satisfeito com o que adquiriu e tenha confiança de que ele não te trará problemas inesperados.

É pensando nisso que nós reunimos para você algumas dicas que podem fazer total diferença na hora que for comprar um veículo seminovo, e quem nos ajudou nisso foi o gerente de vendas de seminovos do Grupo Automec, Willer Correa, que está há 11 anos no ramo e entende bem do assunto.

 

1. Estado de Conservação.

Ao procurar um veículo seminovo, é necessário olhar seu estado de conservação, observar possíveis avarias na lataria, riscos profundos e amassados, mas esse tipo avarias pequenas são normais em carros seminovos, o que é mais importante se preocupar é o que será necessário fazer de reparos e manutenção e levar isso em consideração na hora da compra.

 

2. Vida Útil dos Pneus e Quilometragem

Um conjunto de pneus bem cuidado e calibrado corretamente, possui uma vida útil de 40 até 45 mil quilômetros, ou seja, quando for olhar o carro, certifique qual foi a última vez que os pneus foram trocados, e se o estado de conservação dos mesmos corresponde a esse número de 40 até 45 mil. Caso você perceba que os números não batem, é importante averiguar se existem problemas nos pneus, se são originais ou até mesmo se a contagem de quilometragem está correta.

 

3. Documentação e Laudo técnico.

Para que você possa entender melhor sobre o carro, conhecer seu histórico e se sentir mais seguro para comprar, é importante você consultar o campo de observações no documento do carro, lá você encontrará alguns itens importantes, como:

 

• Histórico do carro:  É possível verificar se não é um sinistro ou recuperado, que pode ser o caso de furto, enchente, batido, entre outros, e isso faz com que o valor do carro caia de 30% até 40%.
• Alterações no motor:  Neste caso você pode descobrir se o dono anterior alterou o motor de Flex para GNV, por exemplo.
• Veracidade nas informações do proprietário:  É com base no campo de observações que você pode confirmar as informações que estão de passando sobre o carro
É baseado nisso que levantamos a importância do laudo técnico, pois ele confirma para você as informações presentes na documentação, além de informar o que pode não estar presente nela.

 

4. Garantia

Quando você optar por um seminovo particular, não deixe de verificar o manual e o ano de fabricação do veículo, para poder acompanhar a garantia do carro, caso ainda exista. Para os casos que não estão mais dentro do período vigente, fique ciente que as lojas são obrigadas a te dar 3 meses garantia, sem qualquer custo adicional.
Quando for comprar em uma concessionária, você pode aumentar de 1 até 2 anos o período de garantia, deixando igual ao de fábrica. Lembrando que isso é uma modalidade opcional e nem todas as concessionárias podem oferecer esse serviço.

 

5. Desvalorização

Sempre que você for comprar um carro seminovo, tenha em mente que um dia você também irá vende-lo, por isso muita atenção aos veículos que desvalorizam muito. Um carro desvaloriza de 8% a 11% do seu valor ao ano e os fatores que mais impactam na desvalorização do carro é a oferta e procura desse modelo no mercado e as variações de características a cada modelo lançado pelo fabricante.

 

6. Tabelas de preço

As tabelas, como FIPE e Web Motors, são ótimas aliadas na hora de pesquisar o valor dos carros, mas cabe aqui uma ressalva, já que a tabela pode iludir. Damos um exemplo: Um carro de fabricante chinesa possui um valor de tabela alto, se baseado nos itens de sua configuração, mas seu valor de mercado real é inferior. A situação se inverte em carro de marcas mais tradicionais, onde as tabelas os classificam com um valor inferior ao da realidade, mas se analisarmos com base na oferta e procura do carro, o valor trabalho é maior do que o divulgado na tabela.

 

7. Financiamentos

Hoje, quando as pessoas buscam por financiamento, os pontos mais procurados são taxas e ofertas. O problema alguns lugares tentam praticar cobranças indevidas de taxas que deveriam estar presentes no financiamento, sendo assim, sempre que for cobrado algo semelhante, verifique se a cobrança é correta.

 

8. Test Drive

O Test Drive de carro novo é muito comum, porém este serviço também existe para seminovos e você deve faze-lo, pois é com o Test Drive que você pode identificar problemas no carro, como problemas de direção, barulhos, falta de alinhamento e/ou balanceamento.
Um carro seminovo é único, não basta apenas conhecer modelos parecidos, é necessário conhecer o carro exato que está pensando comprar.

 

“Test Drive é indispensável, se for negado, desconfie, pode ser um mal negócio.”

– Willer Correa, Gerente de Seminovos

 

9. Dica Bônus – Concessionária de Confiança

Comprar um carro usado direto de forma particular, pode, em um primeiro momento, parecer ser mais em conta, mas quando você lista todas as preocupações que você deve ter ao comprar este tipo de carro, como listamos aqui, o risco de você fazer um mal negócio é alto, por isso, recomendados a você que busque concessionárias de confiança, com nome e tempo de mercado, pois é dessa maneira que você terá um processo de compra seguro, onde existirá um número maior de documentos exigidos e conferidos, uma maior regulamentação de itens do carro, taxas de financiamento melhor, e prazos de garantias mais atrativos.

 

E é isso! Com essas dicas esperamos ajudar você na hora que for pesquisar e escolher seu carro seminovo e fazer uma melhor compra.

 

Agradecemos ao nosso gerente Willer Correa que participou da matéria e deu as dicas visando ajudar você.

 

Ficou com mais alguma dúvida? Comente abaixo, teremos o prazer de responder!
Grupo Automec
Paixão por Excelência

Precisando de Ajuda?

Está com alguma dúvida e precisa de ajuda?
Escolha abaixo um dos canais de atendimento, e fale com um de nossos consultores!

Nossos canais de atendimento
Chat online Atendimento Online
0800 038 6077 Televendas
15.996.641.050 WhatsApp


Voltar ao topo