Vale a pena investir em um carro com airbag?

Atualmente, todos buscam por proteção, saúde e bem-estar para si mesmo e para a família. As pessoas pagam e procuram por isso, e no meio automotivo, um carro com Airbag pode ser a solução para essa questão.

  • [email protected]
  • 0800 038 6077
27/06/2017

Vale a pena investir em um carro com airbag?

Vale a pena investir em um carro com airbag?

Atualmente, todos buscam por proteção, saúde e bem-estar para si mesmo e para a família. As pessoas pagam e procuram por isso, e no meio automotivo, um carro com airbag pode ser a solução para essa questão.

O Brasil está ranqueado entre os países que mais têm mortes provocadas por acidentes de trânsito. Seja nas cidades ou nas estradas, motoristas e passageiros estão em constante risco de perderem suas vidas por imprudência, desatenção dos outros e/ou do motorista e também pela falta de equipamentos e tecnologias eficientes para garantir a proteção e saúde de quem está dentro de um carro.

Existem diversos itens e opcionais em um veículo que o tornam mais seguro e resistente a eventuais choques, capotagens e colisões. Para citar alguns, pode-se apontar os pneus e rodas, tecnologias para controle de estabilidade e tração e os famosos freios ABS e airbags.

 

Segurança indispensável e obrigatório

 

No Brasil, os airbags, juntamente com os freios ABS, se tornaram, desde o dia primeiro de janeiro de 2014, itens obrigatórios para todos os carros que saem de uma fábrica automotiva no país.

Todos os carros zero quilômetro devem sair de fábrica com, pelo menos, o airbag duplo frontal (uma para o motorista e outro para o passageiro do banco dianteiro). Tal medida fez com que o preço dos veículos subisse entre 4% e 8% dos valores anteriores. Trata-se, entretanto, de uma questão de extrema importância, afinal, estamos falando de um investimento em segurança para as pessoas.

 

Proteção dos ocupantes do veículo

 

Ao comprar um carro, seja novo ou seminovo, considere adquirir um que tenha um sistema de airbags. As bolsas de ar são responsáveis pela redução de lesões e protegem, principalmente, a cabeça e tórax de quem está dentro de um veículo. Existem diversos tipos de carros com airbag e diversos tipos de airbags.

 

Tipos de airbags

 

Airbags frontais: são as bolsas frontais que inflam para impedir o choque do ocupante com o volante e/ou painel.

Airbags laterais: conhecidos também como sidebags, as bolsas servem para proteger o torso dos ocupantes.

Airbags de cortina: trata-se de uma bolsa estendida de uma coluna a outra no carro e auxiliam na redução de traumas em caso de batidas laterais. E, ainda, protegem os passageiros dos estilhaços de vidro.

Airbags de joelhos: são os tipos menos comuns. Geralmente equipam carros mais sofisticados e caros. Mas servem para proteger os joelhos do condutor em caso de choque com a coluna de direção.

Ainda existem outros tipos mais raros ou que estão em fase de testes, como o airbag central, de vidros traseiros, de cinto e até mesmo para capôs. Esse último é utilizado para garantir a integridade física de um pedestre em um eventual atropelamento.

 

Salva vidas

 

Um carro com airbag deve ser considerado prioridade para quem pensa em adquirir ou fazer a troca de um veículo. Trata-se de uma questão de segurança e responsabilidade, afinal, no trânsito, também há a necessidade de nos preocuparmos com as nossas vidas e zelar pela do próximo.

Em termos de investimento, o custo benefício é positivo. Paga-se mais caro pela proteção, mas a durabilidade é de longo prazo. Comumente, recomenda-se uma revisão de todo o sistema apenas após 10 anos da data de fabricação.

Juntamente com o cinto de segurança e os freios ABS, os carros com airbags são responsáveis por salvar vidas e proteger as pessoas. Então, vale a pena investir em um carro com airbag? Sim. Vale.

E se quiser saber mais sobre este e outros assuntos, siga-nos no Facebook e saiba tudo sobre o cenário automotivo nacional!

Precisando de Ajuda?

Está com alguma dúvida e precisa de ajuda?
Escolha abaixo um dos canais de atendimento, e fale com um de nossos consultores!

Nossos canais de atendimento
Assine nossa newsletter

E receba nossas ofertas e planos de consórcio no seu e-mail

Voltar ao topo